São Miguel do Gostoso e região

São Miguel do Gostoso é uma cidade do litoral do Rio Grande do Norte, com cerca de 10 mil habitantes à 75 KM do Aeroporto Internacional de Natal, apesar de ainda ter jeitinho de vila de pescador já está bem estruturada para o turismo, é encantadora, convidativa e possui uma energia sem igual no litoral norte,

Ela possui uma brisa forte que bate constantemente, fazendo um dos locais do Brasil mais procurados pelos amantes do windsurf e kitesurf. A praia é grande tem restaurantes deliciosos e há vários lugares para se hospedar em especial em nossa Pousada Casa Típica – “sua casa longe de casa”, todo um ambiente ideal para você esquecer da vida!

 

Quando ir

Antes das nossas dicas do que fazer aqui, vamos entender um pouco qual a melhor época de vir a São Miguel do Gostoso.

Os ventos mais fortes acontecem entre setembro a março, em especial de outubro a dezembro, e é exatamente quando os esportistas náuticos que amam o kitesurf e o windsurf vêm para cá e sobem suas velas e praticam tais esportes magnificamente.

A altíssima temporada de São Miguel, tanto para os esportistas náuticos, quanto para os turistas praianos, acontece nos meses de verão, e a cidade já ganhou fama para os feriados do Ano Novo (Réveillon de Gostoso), Festival de Cinema de Gostoso e claro no Carnaval. Época muito boa, pois, praticamente não chove!

Porém a temporada de chuva acontece entre março e junho, mesmo assim, levando em consideração outros lugares do nordeste, chove-se pouco em São Miguel do Gostoso.

  

Marco Zero da BR101

O marco zero da BR-101, a estrada que liga o Brasil de Norte a Sul por 4.765km, tem início no Rio Grande do Norte e termina lá no Rio Grande do Sul.

As praias

As praias em São Miguel do Gostoso, são 4 praias principais: Santo Cristo, Cardeiro, Praia da Xepa e Maceió.

O bom de tudo isso é que uma fica do lado da outra podendo se caminhar por um bom tempo.

Santo Cristo - Praia deserta e silenciosa e de ventos perenes, com águas azuis oceânicas azuladas. A praia mais afastada do centrinho e a preferida para quem vai fazer kite ou windsurf. Deslumbrante pôr-do-sol

  

Cardeiro -Larga faixa de areia banhada por águas limpas, onde está localizada, também lagoa é denominada Lagoa do Cardeiro.

Costuma ser frequentada pela galera dos esportes náuticos, Beach Tennis – Futebol – Volei / Futevolei.

Xepa - Praia Central de Gostoso, reta com areia excessivamente banca, grande atividade pesqueira, onde temos a Praça
Quadra Esportes – Vôlei e é onde tem mais vida noturna. Em junho de 2000 foi inaugurada a urbanização, sendo muitos de seus eventos comemorados por ali, como manifestações Folclóricas, Coco de Roda e Boi de Reis

Maceió - Última praia urbana de São Miguel do Gostoso
Infra estrutura de Pousadas, prática de Futebol. Nessa praia é onde ocorre, todos os anos, o Festival de Cinema de Gostoso.

Tourinhos

É uma belíssima praia deserta, preservada, com uma enseada de águas calmas e tranquilas. Tem formações de rochas fossilizadas que constroem curiosas formas. O acesso é pelo povoado do Reduto à 5km de Gostoso.

Perobas 

Se você gosta de piscinas naturais, Perobas não vai te decepcionar. O passeio sai da Praia de Perobas, 35km de Gotoso, e depois de 15 minutos de passeio de lancha (5 km da praia), no meio do oceano aparece uma piscina natural incrível de águas cristalinas. Ideal para a prática de snorkel, ficar nadando ou apenas se maravilhar com tanta beleza.

Para quem gosta de aventura, fazer uma aula de windsurf ou kitesurf é uma das coisas mais legais de Gostoso, vale a pena a experiência.

 

Praia do Marco

Distante 20km de estrada de chão, é Marco do Descobrimento 1501, acontecimento histórico quando portugueses fincaram sobre a areia o primeiro marco colonial existente no Brasil. É uma praia de pesca artesanal, relax e restaurantes com comida local.

Praia de Lagoa do Sal

Paisagens Incríveis, boa para a prática de Surf e muita sombra, distante 6km de Gostoso, retornando para a BR 101.

 

Praia do Farol ou da Ponta do Calcanhar

A atual estrutura do Farol do Calcanhar é de 1943. Importante para a navegação marítima e aérea é o maior da américa latina e segundo maior do mundo. Seu alcance luminoso é de 39 milhas náuticas o que equivale a aproximadamente 80 km.

O farol está sob os cuidados da Marinha do Brasil e sua visitação atualmente não é permitida. 

Praia de Galinhos

O nome vem do diminutivo do nome do peixe conhecido como Galos, que tem uma coloração verde-mar no dorso e prateada no abdome. A praia de Galinhos tem uma geografia muito interessante pois é uma porção de terra cercada por mar de todos os lados, exceto por um fio de terra que leva à Caiçara do Norte. Localizada a cerca de 96 km ao norte de Gostoso, onde saindo de Gostoso são feitos passeios de buggy ou de jardineira, onde pode-se apreciar esse maravilhoso litoral.

 

Estamos te esperando

Paulo e Ana

“POUSADA CASA TÍPICA”... A sua casa longe de casa!